Medicina Estética

A Medicina Estética é uma área de especialização médica que tem como objetivo a aplicação de cuidados médicos que visam a promoção da beleza natural de cada paciente, promovendo os cuidados de saúde da pele e associando a estes a prevenção. Nesta área da Medicina é necessário integrar não só os conhecimentos médicos mas também ter uma elevada capacidade de avaliação do paciente, perícia na execução dos tratamento e grande sentido estético.

Nesta área é possível corrigir alterações como: fotoenvelhecimento, envelhecimento em geral, rugas de expressão e estáticas, flacidez, cicatrizes, manchas, estrias, pele baça, fragilizada e desidratada, celulite e gordura localizada, entre outras. Situações clinicas que perturbam a auto-estima e por vezes trazem grande sofrimento emocional e problemas se socialização.

Assim, a Medicina Estética define-se como uma prática médica que aplica as técnicas necessárias para restaurar, manter e promover a estética, a beleza e o bem-estar. Estes tratamentos só podem ser realizados por médicos inscritos na Ordem dos Médicos e com formação específica nesta área da Medicina.

O paciente que procura a consulta de Medicina Estética procura geralmente:

  1. melhorar o seu aspecto
  2. prevenir ou minimizar os sinais do envelhecimento da pele
  3. prevenir ou melhorar alterações faciais ou corporais menos estéticas
  4. melhorar a sua auto-estima
  5. sentir-se feliz com o seu rosto e com o seu corpo

Para alcançar estes objetivos a Medicina Estética utiliza tratamentos médicas minimamente invasivos ou mesmo não invasivos, não cirúrgicos, sem necessidade de internamento. O tempo de recuperação é na maioria das vezes nulo, não limitando a vida social, sendo os tratamento não dolorosos e realizados em consultório.

Nos últimos anos tem-se assistido ao aumento da preocupação com a beleza e consequentemente da procura deste tipo de tratamentos médicos por parte de pessoas de ambos os sexos, com ou sem patologia, que procuram melhorar a sua aparência, retardar os sinais de envelhecimento, corrigir assimetrias ou dismorfias ou atenuar/potenciar alguma característica do rosto e/ou corpo.